Consignado CLT: Veja Quais Cuidados Essenciais na Hora de Contratar Seu Empréstimo e Evitar Surpresas!
![]() |
Consignado CLT: Veja Quais Cuidados Essenciais na Hora de Contratar Seu Empréstimo e Evitar Surpresas! Imagem: reprodução/internet/canva. |
A tão aguardada modalidade de Consignado CLT, que utiliza recursos do FGTS como garantia, já é uma realidade!
Mas, antes de se animar com a possibilidade de um empréstimo consignado com taxas potencialmente mais atrativas, é crucial que o trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada redobre a atenção.
Entidades de defesa do consumidor, como o Procon-SP, alertam para os cuidados indispensáveis na hora de contratar essa linha de crédito.
A grande novidade do crédito CLT reside na possibilidade de comprometer até 35% do salário e utilizar até 10% do saldo do FGTS ou 100% da multa rescisória como garantia.
Embora essa mecânica possa facilitar o acesso ao crédito, o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, enfatiza a necessidade de um planejamento financeiro rigoroso.
"Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica", adverte.
Portanto, antes de dar qualquer passo, reflita sobre a real necessidade desse empréstimo. Será que essa contratação não irá desequilibrar suas finanças e levá-lo a uma espiral de endividamento?
Essa é a primeira pergunta que você, trabalhador CLT, deve se fazer.
Fique de Olho nas Taxas e Condições!
O Procon-SP é categórico: a taxa máxima de juros do consignado para trabalhadores CLT deve englobar todos os custos da operação. Fique atento!
Nenhuma outra tarifa pode ser cobrada, sob qualquer pretexto.
Além disso, a lei é clara: não existe período de carência para o início dos pagamentos.
Assim que o dinheiro cair na conta, as parcelas começarão a ser descontadas.
Para evitar surpresas desagradáveis, exija clareza total da instituição financeira. Antes de assinar qualquer contrato de empréstimo consignado CLT, certifique-se de entender:
- O valor total contratado (com e sem juros);
- A taxa mensal e anual de juros aplicada;
- O valor, o número e a periodicidade das prestações;
- A data exata do início e do fim dos descontos;
- E, principalmente, o Custo Efetivo Total (CET) da operação.
Lembre-se: as parcelas serão descontadas diretamente da sua folha de pagamento através do eSocial.
Alerta Importante: Contratação Exclusiva pelos Canais Oficiais!
Fique atento a golpes! A nova modalidade de empréstimo consignado para CLT não pode ser contratada por telefone.
A contratação só pode ser realizada pelos canais oficiais das instituições financeiras, após o recebimento de uma proposta no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Desconfie de qualquer contato telefônico oferecendo essa linha de crédito!
A advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, reforça a importância da cautela.
"O ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado. Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade", finaliza a especialista.
Portanto, trabalhador CLT, informe-se, compare as opções, planeje suas finanças e evite decisões impulsivas.
O empréstimo consignado pode ser uma ferramenta útil, mas exige responsabilidade e atenção para não se transformar em uma dor de cabeça financeira.
Compartilhe esta notícia e ajude outros trabalhadores a tomarem decisões conscientes!
Fonte: AgênciaBrasil.
Consignado CLT, Empréstimo Consignado, Crédito CLT, FGTS, Carteira de Trabalho Digital, Dívidas, Procon, Taxa de Juros, Educação Financeira, Planejamento Financeiro.
Deixe um Comentário